domingo, 27 de junho de 2010

Brasil, mostra a tua cara!

08/08/2007

Brasil, o país de todas as raças, todas as crenças, da liberdade individual e de expressão, do dia da consciência negra, da semana do orgulho gay…
Este país tem por característica primordial a diversidade. Sua composição se deu através da mistura de raças, costumes, culturas. Um país onde podemos viajar os quatro cantos do mundo dentro de uma mesma cidade.
Mas será que o Brasil é realmente um país que sabe conviver com sua própria diversidade? Ou será que a ela é tratada como diferença e formas de divisão?
Um país que trata sua população subdividindo-a em sistema de cotas – cota família, cota para negros, quiçá cotas para gordos…
Apesar das tentativas de mascarar o preconceito, ele é uma realidade latente. Basta andarmos pelas ruas de nossas cidades para ouvirmos piadinhas infames contra negros, gordos, homossexuais. Aliás, esse tipo de atitude é tomada inclusive por aqueles que deveriam defender a nossa população contra elas. Um exemplo recente é o de um Juiz de Direito, que ao julgar um processo onde um jogador de futebol acusa um dos dirigentes de um grande time de insinuar sobre sua sexualidade publicamente e ao dar seu parecer utilizou-se de preconceito explícito contra os homossexuais. Se alguém que é pago para não ter “pré-conceitos” age dessa maneira, o que esperar dos demais?
Brasil, ou respeite o direito de liberdade e democracia, ou mostre a tua cara!


(Sérgio Martucci Júnior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário